PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OUTRAS DIFICULDADES
VB-MAPP: “Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program” – Avaliação de Marcos do Comportamento Verbal e Programa de Nivelamento.
- Baseia-se no comportamento verbal, proposto por Skinner (1957);
- Marcos de desenvolvimento estabelecidos e pesquisas de campo da Análise do
Comportamento;
A avaliação é dividida em 5 componentes:
– VB-MAPP Milestones;
– VB-MAPP Barriers Assessment;
– Avaliação de Transição VB-MAPP;
– Análise de Tarefas e Acompanhamento de Competências;
– Posicionamento VB-MAPP;
- Aplicado em crianças de 2 anos de idade;
O primeiro componente: habilidades verbais e relacionadas.
– 70 metas mensuráveis de aprendizagem e de linguagem que são sequenciadas
e equilibradas em três níveis de desenvolvimento (0-18 meses, 18-30 meses e
30-48 meses);
– As habilidades avaliadas incluem mando, tato, ecóico, intraverbal, ouvinte,
imitação de motor, jogo independente, jogo social, percepção visual e
correspondência a amostra, estrutura lingüística, habilidades de grupo e sala
de aula e acadêmicos;
VB-MAPP Barriers Assessment;
– Avalia 24 aprendizagens comuns e aquisição de linguagem, barreiras de
comportamentos
– As barreiras incluem problemas de comportamento, controle instrucional, problemas
cognitivos, problemas sensoriais, ecóicos, de imitação, percepção;
VB-MAPP Barriers Assessment;
– Dificuldade de ouvinte, baixa habilidade em intraverbal , habilidades Deficiência de
motivação, dependência de reforço, auto-estimulação, articulação prejudicada,
comportamento obsessivo-compulsivo, comportamento hiperativo, falta de contato
visual e sensibilidade defensiva.
– Ao identificar essas barreiras, o clínico pode desenvolver estratégias de intervenção
específicas para ajudar a superar esses problemas, o que pode levar a uma
aprendizagem mais eficaz.
Avaliação de Transição VB-MAPP:
– 18 áreas de avaliação: identifica se uma criança está fazendo progressos e
adquiriu as habilidades necessárias para a aprendizagem em um ambiente
educacional menos restritivo;
– independência acadêmica, generalização, Aquisição de habilidades, retenção,
aprendizado do ambiente natural, habilidades de transferência,
adaptabilidade à mudança, espontaneidade, jogo independente, auto-ajuda
geral, habilidades de higiene pessoal e habilidades alimentares.
O quarto componente é a VB-MAPP Análise de Tarefas e
Acompanhamento de Competências:
– análise mais detalhada das habilidades e serve como um guia de currículo de
aprendizagem e de habilidades de linguagem mais completo e contínuo.
Existem aproximadamente 900 habilidades apresentadas abrangendo as 16
áreas da VB-MAPP
O quinto e último componente é o posicionamento VB-MAPP:
– os objetivos do PEI, que correspondem às quatro avaliações primeiras.
– O guia de posicionamento fornece orientação específica para cada um dos 170
marcos da Avaliação de Milestones, bem como sugestões para metas do IEP;
The Assessment of Basic Language and Learning Skills ABBLS-R – é a sigla em inglês para Avaliação de Linguagem Básica e Habilidades de Aprendizagem-Revisada.
Desenvolvido pelo Dr. Partington, o sistema ABLLS-R é uma ferramenta de avaliação, guia curricular e sistema de rastreamento de habilidades usado para ajudar a orientar a instrução de linguagem e habilidades de aprendizado crítico para crianças com autismo ou outras deficiências de desenvolvimento;
- Aplicado em crianças de 0 a 06 anos;
A ABLLS-R fornece uma revisão abrangente de 544 habilidades de 25 áreas de habilidade, incluindo linguagem, interação social, auto-ajuda, habilidades acadêmicas e motoras que as crianças mais desenvolvidas normalmente adquirem antes de entrar no jardim de infância.
Os itens de cada área de habilidade são organizados das tarefas mais simples para tarefas mais complexas. As competências linguísticas expressivas são avaliadas com base na análise comportamental da linguagem apresentada pelo Dr. B.F. Skinner em seu livro, Verbal Behavior (1957).
Sub categorias:
- Avaliação de Habilidades Básicas
- Cooperação e Eficácia do Reforçador
- Desempenho Visual
- Linguagem Receptiva
- Imitação
- Imitação Vocal
- Solicitações/Mandos/Pedidos
- Nomeação
- Intraverbal
- Vocalização Espontânea
- Gramática e Sintaxe
- Brincadeira e Lazer
- Interação Social
- Instruções em Grupo
- Seguir Rotinas de Classe
- Generalização de Respostas
- Avaliação de Habilidades Acadêmicas
- Leitura
- Matemática
- Escrita
- Ortografia
- Avaliação de Habilidades Autonomia e Independência
- Habilidade de se vestir
- Habilidade de se alimentar
- Preparação/Higienização
- Uso do Banheiro
- Avaliação de Habilidades Motoras
- Habilidades Motoras Grossas
- Habilidades Motoras Finas
AFLS -The Assessment of Functional Living Skills – Avaliação de Habilidades Funcionais de Vida tem a facilidade, aparência e familiaridade do ABLLS-R estendidas às habilidades necessárias de independência em casa, escola e ambientes comunitários.
Avalia habilidades funcionais, práticas e essenciais da vida cotidiana. Embora cada protocolo de avaliação possa ser usado como uma avaliação autônoma, conceitualizamos todos os protocolos como módulos diferentes de uma avaliação estendida que existe em um continuum que abrange toda a vida do aluno em casa, escola e ambientes comunitários.
Cada módulo é diferente, mas cada um está conectado por temas unificados e metas abrangentes para maximizar a liberdade, independência e oportunidades do aluno. Agrupe vários módulos e personalize a avaliação perfeita para seu ambiente e situação.
O Conjunto Original AFLS Bundle inclui habilidades básicas de vida, habilidades domésticas e habilidades de participação na comunidade. Os protocolos de habilidades escolares, habilidades de vida independente e habilidades vocacionais são vendidos separadamente.
Habilidades básicas de vida: Autoajuda básica, autocuidado, autogerenciamento, higiene, rotinas e habilidades básicas de comunicação são avaliados neste protocolo.
As habilidades avaliadas no Protocolo de Avaliação de Habilidades de Vida Básica devem ser consideradas um pré-requisito para qualquer programa de habilidades funcionais para qualquer aluno, independentemente da idade, ambiente ou deficiência. Essas habilidades essenciais, se não forem dominadas, terão um impacto profundo na capacidade do aluno de viver de forma independente, de ter sucesso na escola e de tirar proveito de várias atividades sociais e recreativas ao longo da vida do Aluno.
Habilidades domésticas: Esteja o aluno morando com os pais, morando em um estabelecimento com apoio, morando em uma casa em grupo ou morando de forma independente ou com colegas de quarto, o Protocolo de Avaliação de Habilidades Domiciliares fornece uma revisão essencial das habilidades necessárias para morar em uma casa. São avaliadas as habilidades domésticas básicas e avançadas de preparar e comer refeições em casa, tarefas de limpeza ao redor da casa, roupas, lavanderia, habilidades de lazer e a mecânica do dia-a-dia em uma casa.
A participação na comunidade: começa com aprender a navegar fisicamente com segurança em torno de todos os aspectos comuns de calçadas, ruas e placas, juntamente com as pessoas encontradas enquanto caminham ou são transportadas. Ser capaz de fazer compras de forma independente em supermercados e lojas de departamentos, fazer compras no shopping e comer em fast food ou em restaurantes com mesas requer uma grande variedade de habilidades.
A capacidade de contar o tempo e usar conceitos relacionados ao tempo, marcar e manter compromissos, usar um telefone e outras habilidades para ajudar os alunos a se manterem conectados e interagirem com outras pessoas na comunidade também são avaliados neste protocolo.
Habilidades escolares: É importante que o aluno seja um participante ativo em uma variedade de habilidades, rotinas e situações sociais em ambientes educacionais. Essas habilidades são essenciais na luta pela independência e funcionamento bem-sucedido em diferentes tipos de salas de aula, em todas as partes do campus da escola e com colegas e vários funcionários. Esta avaliação cobre todos os níveis de escolaridade (ou seja, ensino fundamental, ensino médio, ensino médio, faculdade).
Ele também incorpora habilidades que são necessárias em uma ampla gama de ambientes de sala de aula (ou seja, aulas diurnas especiais, salas de aula “pull out”, inclusão, educação regular) e considera o nível de desenvolvimento do indivíduo (por exemplo, linguagem, comportamento e habilidades cognitivas)
Habilidades de vida independente: Este protocolo fornece aos cuidadores e profissionais informações para ensinar habilidades essenciais aos alunos que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho ou que já estão trabalhando, mas desejam desenvolver habilidades para uma ampla variedade de ambientes.
Habilidades vocacionais: Esta avaliação com referência a critérios cobre habilidades relacionadas à obtenção de emprego, busca de vagas de emprego, criação de currículos, preenchimento de inscrições e preparação para entrevistas. Este protocolo também inclui uma ampla gama de habilidades básicas relacionadas ao trabalho, como segurança no trabalho, folha de pagamento, questões financeiras e interação com supervisores e colegas de trabalho.
Também inclui uma revisão das habilidades exigidas em tipos específicos de empregos em uma variedade de ambientes. A avaliação avalia as habilidades profissionais de indivíduos com vários tipos e níveis de deficiência.
Fonte: http://www.marksundberg.com/vb-mapp.htm
Socialmente Savvy ajuda educadores e pais a decompor áreas amplas do funcionamento social em habilidades concretas. A lista de verificação identifica os pontos fortes e os desafios específicos de uma criança, o que, por sua vez, torna possível priorizar as habilidades que mais precisam de intervenção, desenvolver estratégias para abordá-las e monitorar a eficácia dessas estratégias. Este manual inclui atividades lúdicas direcionadas que promovem o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para uma infância feliz e futuro sucesso acadêmico.
Social Skills Solutions: A Hands-On Manual for Teaching Social Skills to Children with Autism
Soluções de habilidades sociais: um manual prático para ensinar habilidades sociais a crianças com autismo
A Social Skills Solutions é o resultado do trabalho com crianças por muitos anos e da busca por uma ferramenta que avalie e forneça habilidades sociais básicas que atendam a todas as necessidades de habilidades sociais específicas para crianças com autismo, além de fornecer estratégias de ensino em um processo abrangente. A Lista de Habilidades Sociais (ferramenta de avaliação) e o sistema de módulos (métodos de ensino) foram desenvolvidos com feedback de pais, crianças e profissionais da escola. Sem a ajuda deles, este manual não teria sido possível