Vocês devem ter acompanhado as informações postadas em minhas redes sociais sobre os marcos do desenvolvimento das crianças, bem como os sinais de alerta, a partir dos 2 meses de idade. Caso ainda não tenha visto, clique nos ícones das mídias abaixo e confira os posts.
A primeira infância é o período que vai desde a concepção do bebê, até os 6 anos de idade da criança.
Nessa etapa é fundamental o pleno desenvolvimento da criança, cujas experiências desse período são levadas para o resto da vida, ou seja, o bom desenvolvimento corrobora para boa aprendizagem, para construção da personalidade, desenvolvimento social, emocional, cognição, motor e etc. Atente-se também para a adequada nutrição de seu filho, pois a falta de nutrientes pode impactar de forma negativa no desenvolvimento global.
Ao se observar o desenvolvimento infantil, é importante saber que ele não acontece de forma linear e sim de forma gradual e contínua.
Durante a vivência da criança, a mesma experimenta avanços e retrocessos. Seu desenvolvimento se dá de forma particular, com isso, cada criança deve ser comparada a ela mesma e com as expectativas de acordo com os marcos do desenvolvimento.
A construção de sua personalidade deve ser respeitada e em cada fase há um jeito próprio de se manifestar, seja com mais tranquilidade, ou com mais apegou, chegando a autonomia e independência, ou até a manifestação de birras.
Importante que os pais não tentem antecipar etapas, com as hiperestimulações, ou falta de estimulação da criança. Excessos e faltas podem ser geradores de futuros conflitos.
Ressalta-se que a família e a escola devem estar cientes das etapas do desenvolvimento, e conhecer e respeitar os passos do desenvolvimento infantil de forma particular.
Os pais que tiverem dúvidas ou até mesmo observarem alterações no desenvolvimento de seu filho, devem conversar com médico Pediatra. É importante checar o quanto antes se há alterações e caso necessário, procure a intervenção precoce, intensiva e particular.